Pages Menu
Categories Menu
Aracaju (SE): vereador destaca necessidade de táxi adaptado

Aracaju (SE): vereador destaca necessidade de táxi adaptado

No pronunciamento realizado na tribuna da Câmara Municipal, na tarde de ontem, o vereador Dr. Gonzaga (PMDB) parabenizou os vereadores Lucas Aribé e Adriano Taxista, que estiveram com a secretária municipal de Defesa Social e Cidadania, Georlize Teles, para apresentar sugestão sobre adaptação do serviço de táxi para pessoas com mobilidade reduzida em Aracaju.

O vereador destacou que é muito importante ver outros parlamentares se juntando a uma causa que ele vem defendendo desde 2010, quando apresentou Indicação na Câmara Municipal, solicitando ao então prefeito Edvaldo Nogueira que promovesse a abertura de licitação pública para concessão de alvará de licença para taxistas com veículos adaptados para transportar pessoas com deficiência física.

Doutor Gonzaga lembrou que sua luta pela disponibilização desses veículos adaptados é antiga, pois entende que é de suma importância poder atender essa classe de passageiros especiais, que enfrentam muitos obstáculos e dificuldades de locomoção, pois a maioria dos taxistas da frota comum não quer transportar os cadeirantes ou quer cobrar um valor diferenciado, justificando o trabalho extra que terão com o seu transporte.

O vereador lembrou também que embora Aracaju conte com o Programa Atende, um serviço gratuito oferecido pela Prefeitura para transporte de cadeirantes, a prioridade do projeto é atender exclusivamente passageiros que necessitam se locomover para reabilitação ou atendimento médico. “Os táxis serão uma opção para os cadeirantes se locomoverem para as suas atividades do dia a dia, como ir ao trabalho, à escola e para as suas atividades de lazer, como qualquer outro cidadão comum, que utiliza os serviços de táxi da cidade”, explicou o parlamentar.

“Muitas cidades brasileiras como Belo Horizonte, Fortaleza, Rio de Janeiro e São Paulo já dispõem de uma frota adequada para o transporte do portador de deficiência, iniciativa que tem se mostrado bastante eficiente no objetivo de promover a acessibilidade”, reforçou o parlamentar. “Espero que o esforço conjunto de outros colegas parlamentares seja um impulso positivo para que a Prefeitura estude com mais efetividade a disponibilização desse meio de transporte alternativo, que vai contribuir para a acessibilidade das pessoas com deficiência”, concluiu.

http://www.jornaldacidade.net/politica-leitura/48910/gonzaga-destaca-necessidade-de-taxi-adaptado.html
Fonte:Jornal da Cidade SE