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Projeto Piloto do “Táxi Elétrico” entra na segunda fase

Projeto Piloto do “Táxi Elétrico” entra na segunda fase

Oito táxis movidos a energia elétrica foram somados aos dois táxis elétricos que já atendiam a população paulistana desde o dia 11 de junho, quando o projeto do táxi elétrico foi oficialmente lançado na cidade. Os novos 08 táxis foram incorporados às frotas de oito empresas de táxis associadas da Adetax (Associação das Empresas de Táxis do Município de São Paulo).

Portanto, as empresas de táxi da cidade têm hoje nas ruas um total de 10 veículos modelo Nissan Leaf, já vendidos normalmente em muitos países da Europa, nos EUA e no Canadá. Em parceria com a Prefeitura, com a Nissan e com a AES Eletropaulo, desta forma cria-se a estrutura para que, em médio prazo, os carros elétricos possam ser definitivamente comercializados no Brasil.

Assim, o projeto entrou em sua segunda fase:

Fase 1: 02 taxis elétricos Nissan Leaf, entregues à cidade no dia 11 de junho de 2012. O carregamento das baterias vinha sendo feito exclusivamente nas garagens das empresas de táxi. Para isso, foram instalados carregadores apropriados aos veículos, fornecendo uma “carga lenta”. Para atingir o total da carga das baterias, vinham sendo necessárias cerca de 4 a 6 horas de carregamento.

Fase 2: Agrega-se mais 08 taxis elétricos, completando 10 unidades. Além do carregador lento instalado nas garagens das empresas, haverá 05 carregadores rápidos, trazidos ao Brasil pela AES Eletropaulo. Estes carregadores estão sendo instalados dentro de concessionárias da Nissan estrategicamente mapeadas e os taxistas poderão recorrer ao carregamento sempre que precisarem. O carregador rápido atinge 80% da carga total das baterias em apenas 30 minutos.

Os primeiros 10 táxis elétricos da cidade terão como pontos:
• 04 táxis elétricos no ponto da Avenida Paulista, esquina com a Rua da Consolação.
• 03 unidades no ponto em frente ao Teatro Municipal de São Paulo
• 03 unidades em ponto da Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini

A autonomia dos veículos gira em torno de 160 km com a carga máxima. As corridas feitas nos táxis elétricos serão tarifadas da mesma forma que as realizadas nos táxis comuns: bandeirada inicial mais valor apurado no taxímetro.

Identificação e objetivos

A população pode identificar os táxis elétricos pela cor diferenciada em relação aos veículos comuns. Os táxis têm detalhes em xadrez verde/branco, enquanto os demais carros possuem xadrez amarelo e preto. A cor verde foi escolhida por ser símbolo de preservação do meio ambiente.

Ricardo Auriemma, presidente da Adetax, diz que “as empresas do setor foram pioneiras no uso de combustíveis como álcool e GNV. E voltaram a sair na frente com o lançamento da matriz energética que alia economia e emissão ‘zero’ de poluentes. A chegada de mais 08 táxis elétricos agrega ainda mais qualidade a toda a categoria de táxis de São Paulo. O projeto já está trazendo ganhos para os envolvidos em todo o processo, desde os fabricantes dos veículos, passando pelas empresas de táxis e chegando, principalmente, à população paulistana e aos turistas que visitam São Paulo”.

Auriemma reforça a idéia que o objetivo é contribuir com a redução dos níveis de poluição na cidade, por meio da oferta de táxis movidos a eletricidade, alternativa mais econômica que a gasolina e o etanol e, ao mesmo tempo, mais “limpa”, já que não emite poluentes.

Os taxistas que conduzirão os táxis elétricos participaram de treinamento fornecido pela Nissan. Ambos aprenderam sobre o conceito do carro e puderam constatar que se trata de uma tecnologia moderna e ao mesmo tempo simples, sendo que a condução do veículo não traz nenhuma dificuldade por se tratar de um veículo movido a eletricidade.