Pages Menu
Categories Menu
Táxis acessíveis aperfeiçoam ainda mais o atendimento

Táxis acessíveis aperfeiçoam ainda mais o atendimento

A quantidade de corridas feitas com táxis acessíveis – veículos especialmente adaptados para o transporte de passageiros com mobilidade reduzida – cresceu 20% desde a inclusão de mais táxis acessíveis na cidade, conforme informações da Adetax (Associação das Empresas de Táxis do Município de São Paulo).

Já no último mês de 2012, a cidade ganhou mais 25 táxis adaptados, de um total de 58 novos táxis voltados a esse perfil de passageiros. Com esses 58 novos táxis, a frota passa a ser quatro vezes maior em relação aos 16 veículos que faziam os primeiros atendimentos, desde fevereiro de 2009, quando o serviço foi lançado na cidade.

Ricardo Auriemma, presidente da Adetax, afirma que, por isso, o momento é de divulgar ainda mais o serviço. “Queremos que os cadeirantes conheçam o táxi acessível e nos procurem ainda mais, porque agora a disponibilidade de carros é suficiente para atendermos até o dobro de corridas que atendíamos quando havia apenas 16 acessíveis na cidade”, explica.

Ao longo de quatro anos, mais de 60 mil corridas foram atendidas pelos acessíveis. Os taxistas responsáveis pela condução dos veículos adaptados são devidamente preparados antes de assumirem o volante. Ao chegar ao local da chamada, por exemplo, o motorista informa ao passageiro que está à disposição para acomodá-lo dentro do veículo. Somente quando o motorista tiver concluído o procedimento de fixação da cadeira de rodas com o auxílio de quatro cintos de segurança é que poderá ser ligado o taxímetro.

Ao chegar ao destino, o taxista desliga o taxímetro, informando ao cliente o valor da corrida. Somente depois disso é que será iniciada a retirada do passageiro. “O táxi acessível implica em mais conforto e segurança, sem que o cadeirante tenha de pagar mais por isso. Graças a esse serviço, torna-se possível o uso do táxi sem que o passageiro precise ser retirado de sua cadeira de rodas”, explica Auriemma.

Isso porque os táxis são adaptados de acordo com os requisitos da Secretaria Municipal dos Transportes da cidade de São Paulo. Os táxis acessíveis contam com plataforma elétrico-hidráulica, acionada por controle remoto e com sustentação de até 250 quilos, para acomodar o usuário no carro de forma descomplicada. Conforme explica Auriemma, o investimento das empresas nesse tipo de adaptação é alto porque, além da plataforma elevatória, o carro precisa ser equipado com teto elevado, fixador e cinto de três pontos para facilitar o acesso dos cadeirantes.

O serviço de táxi para pessoas com mobilidade reduzida continua sendo oferecido 24 horas e deve ser solicitado pelo telefone (11) 3229-7688. Há também um website específico, no endereço http://www.taxiacessivel.com.br/

Fonte: Adetax